fbpx
Trabalho híbrido exige atenção às tecnologias e segurança da informação
19/11/2021
83% das organizações brasileiras aumentarão gastos com cibersegurança em 2022
06/12/2021
Exibir tudo

93% dos trabalhadores brasileiros enfrentam dificuldade em lidar com a rotina digital

A Amazon Web Services (AWS) divulgou os resultados de uma pesquisa mostrando que a necessidade de treinamento de habilidades digitais tornou-se mais aguda durante a pandemia, com 93% dos trabalhadores brasileiros sentindo que agora precisam de mais conhecimento técnico para fazer seu trabalho como resultado das mudanças devido à pandemia.

O novo Estudo de Habilidades Digitais Globais da AWS, que pesquisou as percepções de empregadores e trabalhadores sobre o treinamento em habilidades digitais, também descobriu que os trabalhadores do Brasil correm o risco de ficar para trás, com três em cada cinco deles notando que não estão confiantes de que estão adquirindo habilidades digitais rápido o suficiente para atender às necessidades futuras de carreira. Para ajudar a preparar a força de trabalho para o futuro do país, a AWS lançou o AWS Skill Builder – uma nova experiência de aprendizado digital com mais de 500 cursos sob demanda gratuitos.

Preparando o Brasil para o futuro

Embora a necessidade de habilidades digitais venha crescendo há anos, as mudanças no trabalho devido à pandemia de Covid-19 aceleraram a necessidade de mais treinamento. De acordo com o novo estudo, 18,3 milhões de brasileiros – 22% da força de trabalho do país – devem ser treinados no próximo ano para acompanhar os avanços tecnológicos e ter sucesso em suas carreiras.

O estudo também descobriu que a capacidade de usar ferramentas baseadas em nuvem será a habilidade mais exigida pelos empregadores até 2025. Mas a maioria dos trabalhadores de hoje não está concentrando seu treinamento no desenvolvimento de suas habilidades em nuvem. Apenas 48% dos trabalhadores brasileiros treinaram ou estão em treinamento nessa habilidade. O motivo pode ser atribuído ao fato de que 68% do total de trabalhadores entrevistados no Brasil têm conhecimento limitado das habilidades digitais necessárias.

Os benefícios para organizações e indivíduos que priorizam o treinamento em habilidades digitais podem ser substanciais. De acordo com o estudo, 95% dos trabalhadores no Brasil relataram maior eficiência no trabalho, 91% experimentaram maior satisfação pessoal e 90% dos trabalhadores técnicos e 87% dos trabalhadores não-técnicos relataram melhora na empregabilidade como resultado do treinamento. Os empregadores brasileiros que apoiam programas de treinamento de habilidades também veem benefícios. Com 94% relatando que o treinamento em habilidades digitais para trabalhadores ajudou suas organizações a atingirem mais rapidamente suas metas de transformação digital e 90% observam uma melhor retenção de funcionários.

“Ao longo da pandemia, vimos organizações de todos os tamanhos acelerarem seus planos de transformação digital em vários anos, aumentando a necessidade de empregadores e funcionários avançarem no treinamento de habilidades em tecnologia”, disse Cleber Morais, Diretor-Geral do Setor Corporativo da AWS no Brasil. “O estudo de habilidades digitais da AWS mostra que trabalhadores e empregadores devem aumentar o conhecimento sobre essas habilidades e maximizar os benefícios da tecnologia para indivíduos e organizações com urgência. A AWS investe em tornar o treinamento amplamente acessível por meio de esforços como AWS Skill Builder, AWS re/Start, AWS Academy e AWS Educate. Nosso objetivo é ajudar as pessoas – de iniciantes a profissionais de TI experientes – a adquirirem novas habilidades de computação em nuvem, melhorarem a resiliência e a empregabilidade”.

Para ajudar a preparar a força de trabalho do Brasil para o futuro e atender à demanda crescente por talentos digitalmente qualificados, a AWS lançou o AWS Skill Builder. O AWS Skill Builder é uma nova experiência de aprendizado digital disponível em mais de 200 países e territórios. Qualquer pessoa com conexão à Internet pode acessar de forma rápida e fácil mais de 500 cursos gratuitos sob demanda. O AWS Skill Builder oferece conteúdo envolvente para atender a diferentes metas e estilos de aprendizagem em 16 idiomas, incluindo o português do Brasil.

Os indivíduos também podem obter recomendações de cursos para planos de aprendizagem alinhados a funções de trabalho e áreas de tecnologia, ajudando as pessoas a acessarem o conteúdo mais relevante para seu nível de habilidade.

Em dezembro de 2020, a Amazon se comprometeu a investir centenas de milhões de dólares para fornecer treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem para 29 milhões de pessoas até 2025 – alcançando pessoas de todas as idades e todos os níveis de conhecimento, em mais de 200 países e territórios. Nesta missão, a Amazon já ajudou mais de 6 milhões de pessoas a adquirirem habilidades em nuvem.

O lançamento do AWS Skill Builder se baseia nesse esforço e amplia outras iniciativas da AWS para tornar o treinamento de habilidades amplamente disponível. Incluindo AWS re/Start, lançado recentemente no Brasil em colaboração com a Fundación Compromisso (em São Paulo e Curitiba) e o Senac Ceará (em Fortaleza). O AWS re/Start é um programa focado em desempregados e pessoas em transição de carreira.

“Em 2025, 97 milhões de novas funções surgirão devido ao aumento da digitalização”, disse Saadia Zahidi, diretora-geral do Fórum Econômico Mundial. “As habilidades são a moeda do futuro e as empresas e o governo devem trabalhar juntos com urgência para preparar os trabalhadores para os empregos de amanhã. Quando organizações como a Amazon oferecem programas de força de trabalho para o público, elas contribuem para criar mais oportunidades para indivíduos e comunidades em todo o mundo”.

Veja nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin

GTM-TZ2GKB3